Saiba Quais os Documentos Para Venda de Imóvel

Em regra, os documentos para venda de imóvel fazem parte do processo mais delicado e burocrático. Nessa etapa, muitos chegam a pensar que será quase impossível de concretizar a venda.

Para facilitar essa fase, decidi partilhar qual a documentação para venda de imóvel que você deve ter em mãos.

Lista de Documentos Para Venda de Imóvel

documentos para venda de imóveis

documentos para venda de imóveis

Então, vamos fugir dos contratempos? Separe uma pasta e adicione os seguintes documentos para venda de imóvel:

# Documentos do imóvel

  • Título de propriedade registrado no Cartório do Registro de Imóveis competente;
  • Certidão atualizada, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, expedida nos últimos 30 dias;
  • A certidão deve atestar a titularidade do imóvel, também irá esclarecer se o imóvel está gravado com algum ônus real;
  • ITBI que é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Esse imposto deve ser pago pelo comprador ao município e apresentado na hora de dar entrada na escritura do imóvel. Custa 3% do valor do bem e pode ser pago diretamente na Prefeitura;
  • Certidão de Situação Fiscal Imobiliária que serve para levantar se o imóvel tem algum imposto pendente e que ainda não foi ajuizado;
  • Deve ser apresentados os carnês originais de IPTU dos 02 (dois) últimos anos pagos, até a data da escritura;
  • Certidão para se conhecer a situação enfiteutica ou seja, se tem domínio útil de órgãos públicos ou privados, como a Marinha e a Igreja;
  • Planta baixa para presentar em casos de financiamento ou utilização do saldo do FGTS;
  • Declaração de quitação condominial que apresenta se o imóvel encontra-se em dia com o pagamento das cotas condominiais;


#Do vendedor

As certidões a seguir devem ser retiradas em nome do vendedor e seu cônjuge, nos cartórios da cidade onde está situado o imóvel e na cidade onde o casal mora, são documentos para venda de imóvel que não podem faltar em sua pasta.

Veja quais são:

  • Cópia da Carteira de identidade e do CPF do vendedor e seu cônjuge;
  • Certidão de nascimento do vendedor se for solteiro; ou certidão de casamento; se for casado. Se casou depois da aquisição do imóvel, a certidão de casamento averbada no Registro de Imóveis; se desquitado ou divorciado, a antiga certidão de casamento com a respectiva averbação; se viúvo, a certidão de casamento com a averbação do óbito do cônjuge;
  • Certidão negativa do Registro de Distribuição para saber se existe ação cível contra o vendedor ou contra o imóvel. Pedir com antecedência, pois leva alguns dias para ser expedida;
  • Certidão de feitos expedida pela Justiça Federal, para saber se existe procedimento judicial federal contra o proprietário do imóvel;
  • Certidão de feitos da Justiça do Trabalho;
  • Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas, visando indicar que o proprietário do imóvel negociado não perdeu seus direitos civis;

# Escritura

A escritura deverá ser lavrada em cartório, após a entrega de todos os documentos acima. Após lavrada a escritura, deverá ser providenciada a sua transcrição no Registro Geral de Imóveis.

Se tiver esses documentos para venda de imóveis em suas mãos na hora da negociação, tudo correrá dentro dos padrões exigidos pela lei e não terá problemas algum no processo.

Caso queria entender mais detalhes sobre venda e compra de imóveis a tornar-se um profissional de top na área, recomendo que veja esse conteúdo AQUI que ensina todos os segredos para se tornar um corretor bem sucedido.

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Sou Empresário, Empreededor Atuo como Coach e Mentor de Corretor de Imoveis iniciante ou Melhor Idade, cuja ambição vender mais, atingir metas e crescer o networking Usando as Melhores e Modernas técnicas do Marketing Digital, e Social Media Deixando de Lado o Velho " Marketing da Esperança "!

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