Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Dicas Profissionais

O conselho regional de corretores de imóveis vem para regulamentar a profissão pela Lei 6.530/78, sendo que é permitido ao possuidor o título de Técnico em Transações Imobiliárias.

O Código de Ética dos Corretores de Imóveis, aprovado pela Resolução-Cofeci n. 326/92, disciplina diversas obrigações como:

  • Relacionamento com outros profissionais da área;
  • Os clientes;

A responsabilidade desse profissional é regido pelo artigo 5º do Código de Ética que prevê que ao corretor de imóveis responder pelos atos que se revelem causar danos aos clientes caso venha afligir questões éticas.

O Código Civil de conselho regional de corretores de imóveis estabelece que a responsabilidade é derivada da culpa decorrente de imprudência, negligência ou imperícia.

Dentro do Código de Ética há três obrigações importantes:

  • Inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo;
  • Ao oferecer um negócio, apresentar dados rigorosamente corretos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;
  • Recusar a transação que saiba ser ilegal, injusta ou imoral.

São obrigações éticas que estão em harmonia com as norma do Código Civil:

O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência…” e “… prestará ao cliente todos os esclarecimentos da segurança ou do risco do negócio..

A profissão corretor de imóveis vai muito além de reunir comprador e vendedor, já que um dos grandes deveres da atividade consiste em prestar informações corretas, pautadas pela diligência e prudência.

Quando se cumpre rigorosamente isso, evita-se negócios que possam ser anulados por serem ilegais, injustos ou imorais.

O Que Rege o Conselho Regional de Corretores de Imóveis 

Claro que o corretor de imóveis não responde pelo cumprimento das obrigações assumidas pelas partes envolvidas, como:

  • Pagamento das parcelas
  • Pagamento dos alugueis
  • Entrega do imóvel
  • Solidez estrutural,

Mas isso não significa que possa ocultar detalhes do imóvel negociado. 

Antes de fazer qualquer anúncio relativo a imóveis, o corretor adquirir o hábito de ter uma declaração assinada pelo proprietário com todas as informações, constando que as mesmas são verdadeiras.

A profissão corretor de imóveis, apesar de repleta de boas oportunidades, é permeada de riscos, mas que são passíveis de serem diminuídos.

Uma cautela que deve ser adotada no meio dos corretores é a elaboração de “termos de esclarecimento” em que são dadas às partes  todas as informações sobre:

  • Negócio
  • Imóvel
  • Contratantes
  • Contrato
  • Riscos

O conselho regional de corretores de imóveis sempre ressalta que o profissional presta serviços de grande relevância econômica e social.

Além do mais, cuida de assuntos que envolvem sonhos das pessoas como a compra da casa própria e o da constituição de renda para a aposentadoria.
Caso pretenda aperfeiçoar na profissão e começar a vender mais, recomendo fortemente esse conteúdo AQUI.
Tem alguma experiência para partilhar conosco? Fale dos seus desafios e sucesso logo abaixo nos comentários!

The following two tabs change content below.
Sou Empresário, Empreededor Atuo como Coach e Mentor de Corretor de Imoveis iniciante ou Melhor Idade, cuja ambição vender mais, atingir metas e crescer o networking Usando as Melhores e Modernas técnicas do Marketing Digital, e Social Media Deixando de Lado o Velho " Marketing da Esperança "!

Latest posts by Vanderlei Nakano (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *