Compra e Venda de Imóveis – Documentos Necessários

No processo de compra e venda de imóveis há diversos documentos que precisam ser apresentados a fim de concretizar o processo.

Por isso, selecionei os que não podem faltar em sua pasta quando for passar pelo processo.

Veja a seguir os documentos indispensáveis. Entretanto, tenha em mente que algumas vezes faz-se necessário acrescentar mais documentos.

Processo de Compra e Venda de Imóveis

A seguir, disponibilizo a lista dos documentos que são indispensáveis para compra e venda de imóveis:

# Imóvel

  • Cópia da escritura e matrícula do imóvel (registrado em Cartório de Registro de Imóveis);
  • Certidão quinzenário (expedida pelo cartório);
  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Registro de citação de ações reipersecutórias alienações expedida pelo cartório;
  • Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos;
  • Cópia autenticada do IPTU do exercício acompanhado de parcelas pagas até a data do processo;
  • Averbação da construção

# Comprador 

  • Cópia do RG e CPF. No caso dos cônjuges, documentos de ambos;

Assalariado

  • Carteira profissional e os três últimos comprovantes de renda;

Empresário

  • Contrato social da empresa em que é sócio;
  • Declaração do contador informando a retirada mensal como firma
    reconhecida;
  • Extratos bancários dos três últimos meses e renda através de aluguel que deve ser comprovada pelo contrato de locação e escritura definitiva do imóvel;

Profissional liberal

  • Cartas das empresas para as quais o comprador presta serviço informando rendimentos declaração com firma reconhecida do comprador;
  • Informar seus ganhos mensal;
  • Extratos bancários dos três últimos meses;

# Vendedor

Pessoa física

  • Mesma relação solicitada aos compradores;
  • Em caso de espólio e menores deve ser anexada a autorização para a venda do imóvel;

Pessoa jurídica

  • Cópia autenticada do contrato social ou estatuto social na Junta Comercial.
  • Cópias autenticadas de todos documentos;
  • Carta informando a data da última alteração contratual ou estatutária;
  • Indicação dos representantes que assinarão o contrato;
  • Certidão Negativa de Débito do INSS (CND);
  • Certidão de Quitação de Tributos Federais;
  • Documentos de Identificação: Identidade, CIC, Certidão de casamento, etc.

Embora o financiamento caixa para compra e venda de imóveis pareça estar mais acessível, há muita documentação e burocracia envolvida no processo.

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Sou Empresário, Empreededor Atuo como Coach e Mentor de Corretor de Imoveis iniciante ou Melhor Idade, cuja ambição vender mais, atingir metas e crescer o networking Usando as Melhores e Modernas técnicas do Marketing Digital, e Social Media Deixando de Lado o Velho " Marketing da Esperança "!

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